segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Por quê as cigarras cantam tanto nessa época do ano em Viçosa ?




Quem mora ou já passou por Viçosa fica impressionado com o barulho causado pelo canto das cigarras nesta época do ano...


É verdade que as cigarras cantam durante a estação quente e chuvosa, mas não por preguiça. O som é emitido pelo macho para atrair a fêmea. O ritual de acasalamento acontece quando caem as primeiras chuvas, no início de setembro, e os insetos adultos saem dos solos. Em Viçosa, nesta época do ano, o barulho que ouvimos é feito pela Quesada gigas, caracterizada por um porte maior e som mais estridente. Por volta de janeiro e fevereiro, aparecem cigarras menores, dos gêneros Fidicina, Dorisiana e Carineta, , que tem um canto menos ruidoso.

Diferente de outros insetos, como os grilos, o barulho não é feito pela fricção das asas. As cigarras possuem um aparelho estridulatório, que fica dentro do abdômen e o som é feito com movimentos de contração.

Após o acasalamento, as fêmeas depositam os ovos em rachaduras nos caules de plantas hospedeiras. Depois que os ovos eclodem, as ninfas, fase jovem da cigarra, descem por fios de seda até o solo, onde elas ficam a maior parte da vida. No Brasil, o ciclo de vida desses insetos dura um ou dois anos, sendo apenas dois ou três meses fora do solo. Em outros países, como os Estados Unidos, o ciclo de vida das cigarras pode chegar até 17 anos.

Ao contrário do que diz a fábula, as cigarras não se alimentam de moscas, vermes ou grãos. Enquanto jovens, elas sugam a seiva das plantas pela raiz e injetam toxinas. Na fase adulta elas também se alimentam da seiva, mas, desta vez, sugada pelo caule e folhas das plantas. Para algumas culturas, as cigarras são pragas de grande importância. Segundo o professor do Departamento de Entomologia Agrícola, Marcelo Picanço, em alguns casos as plantas morrem ou ficam depauperadas, podendo ser encontradas milhares de ninfas nas raízes. A ingazeira, os eucaliptos e abacateiros são exemplos de plantas hospedeiras prejudicadas pelas cigarras, mas é na cultura de café que as cigarras causam maiores danos. Em Minas, o ataque das cigarras aos cafezais é mais freqüente na região sul do estado. A depauperação da planta causa descoloramento e queda precoce das folhas, sendo mais preocupantes nas épocas de seca. As conseqüências são quebra significante da produção e até mesmo perda total da lavoura se não for controlada a tempo.

Para controlar a praga são utilizados inseticidas aplicados na fase chuvosa para melhor absorção das raízes e para que as ninfas sejam combatidas logo que furam os solos. Também é possível fazer o controle com o fungo Metarhizium. Mas o controle biológico é mais eficaz quando associado ao uso de inseticidas, porque o fungo tem mais facilidade de penetrar nas ninfas debilitadas.

Também é possível o controle cultural, eliminando os pés de café infectados e plantando outros no local após três anos e evitando o plantio de outras plantas hospedeiras do inseto próximo às plantações.

As cigarras estão presentes em quase todas as regiões do mundo, tanto em climas quentes como frios, e têm poucos predadores. Na fase adulta, são alimento para pássaros e enquanto ninfas são atacadas por besouros, alguns mamíferos, como o tatu, e quem diria, por formigas predadoras que vivem nos solos.

Fonte: https://phpsistemas.cpd.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=10216&link=portal

domingo, 7 de junho de 2009

Professor da UFV corrigindo prova de Cálculo...



Prova de MAT 140, MAT 141, MAT 146 e afins...

Frases sobre a UFV...





" Essa universidade tem alunos da pesada e essa galerinha vai aprontar tanta confusão que até Deus duvida ! "
Narrador da sessão da tarde sobre UFV

" Você quis dizer : A melhor de MG e a 3ª do Brasil "
Google sobre UFV

" Você quis dizer : Fim de mundo... "
Google sobre Viçosa

" Ferro "
Estudante da UFV após uma prova

" Que a força esteja com você "
Mestre Yoda aos alunos antes da prova de Cálculo

" Eu sou o seu pior pesadelo "
Swokowski para alunos de Cálculo da UFV

" Não vai passar ninguém "
Capitão Nascimento sobre FIS191

" Viçosa Perereca "
Estudante gritando na janela

" Homem páááássarooo ! "
Grito na Milton Bandeira

" Formar ??? Só Deus sabe quando ! "
Dinossauro

" Tenho prova amanhã de manhã e ainda nem estudei... "
Futuro dinossauro

" Se estávamos a beira do suicídio, é aqui que ele se concretiza ! "
Dinossauro quase jubilando no registro escolar

" Se você não passar na pública, vai acabar na privada ! "
Professor do cursinho popular da UFV para os alunos

" A minha não tem greve ! "
Estudante da Univiçosa

" Bota na conta do Papa ! "
Capitão Nascimento sobre a taxa de rematrícula da UFV

" Fui paraninfa da primeira turma dessa porra "
Dercy Gonçalves sobre a UFV

" É porque as células dele tem cloroplastos "
Agro-boy explicando porque o Hulk é verde

" Prefiro morrer de vodka do que de tédio "
Estudantes no domingo em Viçosa

" São as grandes empresas do mundo capitalista que oprimem o pequeno agricultor ! "
Bicho Grilo

" Se puta fosse bala e maconheiro fosse fuzil, a UFV estaria pronta para defender o Brasil ! "
Pichação no banheiro do PVA

" Onde fica a biblioteca ? "
Calouro

" Perto da Veterinária ! "
Veterano

" Tenho tutoria de peteca II "
Aluno de Educação Física

" Ih, Bino ! Não dá pra estacionar ! "
Pedro ( Carga Pesada ) sobre o estacionamento do PVA

" Chuuuuupa Gaaaaaloooo ! "
Cruzeirense na UFV

" Oh, da-lhe Poooorcoo ! "
Palmeirense fanático na UFV

" R O N A L D O ! "
Torcedor do Curinthians da UFV

" Viçosa não tem mulher ! "
Incompetente...

" Viçosa ? Outra vez ?
Bartucada, Batcaverna e outras bandas de Diamantina

" Olha aquele ali de chapéu, fivela e bota! uhmmmmm... "
Breteira

" Vamos na Quintaneja ? "
Agroboy

" A ASAV comunica: Paralisação para aumento de salário ! "
Funcionários da UFV

" É zééeroo ! "
Matemático

" É Zêêêroo ! "
Cruzeirense

" Nunca vi este lugar antes "
Stevie Wonder sobre a UFV

" Nem eu "
Ray Charles sobre a UFV

" Eu odeio Cálculo ! "
Mais um

" Já reprovei até Chuck Norris " !
Famoso professor de BAN360 ( Entomologia Agrícola )

" Até aqui eu deito e rolo... "
Scarabaeidae ( rola-bosta ) sobre a UFV

" 1,2,3,4,5,6,7,8,9,... 10.987... "
Alguém contando as pessoas que furam sua frente na fila do RU

" Viçosa, Viçosa!!! Eu disse Viçosa, Minas Gerais, Brasil, Minas Gerais ! Bandeira nacional, é é é , é bandeira nacional, capital Minas Gerais Rio de Janeiro, garapa caldo de cana de açúcar, é é é é é é. "
Rogérinho

O vice-presidente José de Alencar sobre a UFV...





" a Agricultura Brasileira tem sol, terra, Embrapa e a UFV ".

Frase dita pelo vice-presidente da República José de Alencar ao reitor Luiz Cláudio Costa em Brasília durante visita de cortesia onde foram abordados assuntos relacionados a agricultura brasileira e o papel da UFV no desenvolvimento desse setor no país.

( fonte: site de notícias da UFV )

Lendas da UFV...





A lenda das quatro pilastras

Fundadas por Xena e Gabrielle, as pilastras são 4 pênis estátuas incas que foram posteriormente pixadas por um vandalo com palavrões em latim. Tais monumentos existem por um propósito nobre: "São a arma do juízo final contra o terrivel monstro da lagoa". Ao menos é o que dizia um dos pergaminhos do mar morto, que se perderam na história, porque acabaram fumados por um bicho grilo.
Reza a lenda que a cada 500 anos nasce uma pessoa escolhida pelos Deuses, homem ou mulher, que tem a capacidade de passar na UFV, vencer as disciplinas de calculo, vencer o cosseno hiperbólico, se formar e ao fim de tudo isso... ainda VIRGEM(o último exemplar que confirma a lenda, pela virgindade, é o Emanuel do Orkut). Quando este ser de iluminação divina surgir, ele poderá com suas forças arrancar uma das 4 pilastras e leva-la para casa, como seu troféu de poder.
Alguns estudiosos no assunto, dizem que isto já aconteceu uma vez e que as 4 pilastras já formaram no passado, um quitenho. O escolhido divino teria se formado em um curso de exatas e hoje dá aula de Calculo, onde desconta toda a sua frustração nos alunos. A 5ª pilastra depois de arrancada se tornou parte dos anais da história; ou do professor de Calculo... Os historiadores divergem muito sobre esta parte.
Reza a lenda que as quatro pilastras são de ouro maciço por dentro, e será dada como prêmio à garota que entrar na UFV virgem e ainda se formar virgem.

Fetos na Lagoa

Todos os anos ao fazer o desassoreamento do leito da lagoa são encontrados centenas de fetos oriundos dos alojamentos femininos situados no interior do campus, frutos de relações carnais entre os habitantes dessa nave louca chamada UFV !

Marden

E um belo dia o Marden foi passear em frente o RU. Não viu o trem que estava dando a ré e morreu atropelado. Desde então, todo dia 14/06 aparece pintado no cruzamento próximo ao RU a frase: "Olha o trem! Olha o trem! Cadê? Cadê?" Vários alunos dizem já ter tentado ver o Picasso que nos presenteia com essa obra de arte anualmente, mas ninguém conseguiu. Uns dizem ser a própria Xena que vem se vingar por terem esquecido de sua importância para a universidade. Outros dizem ser o Chuck Norris, ou o Jack Bauer, ou o Capitão Nascimento, ou um bicho grilo que tá atoa fumando um e resolve zuar com a cara de todo mundo... Pra tirar teima, o bom mesmo é ir passar a madrugada sentado no RU vigiando o cruzamento onde a escritura aparece... quem sabe um dia a gente não descobre quem é?

Mestre Muller

Uma das grandes lendas da UFV, aos que digam q foi o primeiro a ser formar em Química, outros dizem que esse Highlander é o pai do Wolverine, mas a verdade é que ninguem sabe de onde esse cara e suas teorias provem. Pode ser achado facilmente pilotando sua bicicleta modelo "1900 e inventaram a roda" pelo campus. Ou na sua sala onde você encontra diversos cartazes escritos em línguas q só ele se lembra como fala.

sábado, 6 de junho de 2009

Cardápio da UFV





- Arroz carnavalesco = Só sai em bloco
- Arroz das engenharias = Arroz integral
- Arroz unidos venceremos = Dispensa explicações
- Feijão crocante = Feijão com pedras
- Feijão chuá plim plim
- Feijão enxurrada de cemitério = Feijão batido
- Feijão Lorenzetti = Um banho de água quente
- Testículos, space-balls, granadas ou pokebolas = Almôndegas
- Bife a James Bond = Duro, frio e com nervos de aço
- Bife a La Dalton = Maciço e indivisível
- Sola de sapato = Bife a milanesa
- Bife a Rei Arthur = Bife a role que ninguém consegue tirar os palitos
- Cozido Hungaro ( boi explodido da Hungria )
- Monstros da areia = Picado baiano
- Halls = Kibe com hortelã
- Ciclo da carne = Bife > bife a milanesa > bife a role > iscas de carne > carne de panela > strogonoff > carne moída > hamburguer > kibe > almôndega > molho a bolonhesa > sopa .
- Frango com fimose = Frango com excesso de pele
- Pterodactylus assadus = Frango assado
- Palmilhas de frango = Steak de frango
- Salitre = ingrediente essencial para satisfazer os agroboys que freqüentam o RU
- Strogonervo = Dispensa explicações
- Espinhas com peixe = Espinhas semi-transparentes mergulhados em carne
- Frolics ou Whyskas = Proteína de soja
- Sopa Lavoisier = No RU nada se perde, tudo se transforma
- Salada Walt Disney = Cheia de bichinhos
- Salada de pepino = Aparece na janta quando teve melancia no almoço
- Salada gasosa = Salada de repolho
- Pinho-sol, ki-suki, ou chorume colorido = Sucos
- Coringa ou joker = Batata palha ( quando acaba o prato principal )

Frases famosas sobre o RU da UFV:

“ No RU nada se perde, nada se cria, tudo se transforma ”
Lavoisier sobre o RU da UFV

“ No RU, só os mais fortes sobrevivem, é a seleção natural "
Charles Darwin sobre sobre o RU da UFV

" Isso ! Isso ! Isso ! Parece de limão, na verdade é groselha mas tem gosto de tamarindo !
Chaves sobre o suco do RU da UFV

“ Meus amigos, almocem comigo, porque esta noite jantaremos no inferno !!! ”
Leônidas sobre sobre o RU da UFV

“ Icso non ecziste! ”
Padre Quevedo sobre o RU da UFV

“ Relaxa e come!! ”
Marta Suplicy sobre o RU da UFV

“ É uma cilada Bino!! ”
Pedro (Carga Pesada) sobre o RU da UFV

“ Tá com nojinho??? ”
Capitão Nascimento sobre o RU da UFV

" Rááá, é pegadinha ? "
Sérgio Malandro a respeito da fila do RU em dia de strogonervo

“ Aqui jaz um morcegão do RU ”
Agro-boy sobre a comida do RU da UFV no banheiro do PVA


* Brincadeiras a parte o RU é o restaurante mais limpo de Viçosa e serve refeições balanceadas e nutritivas a um preço acessível a todos os estudantes da UFV !

Você sabe que está em Viçosa quando... (2)






57. Sabe o nome de uma dúzia de doidos locais, como Rogerim, Pango, Amendoim Torrado. E rachava os bicos quando algum deles aparecia.
58. Conhece a história da vida de no mínimo metade desses doidos. Inclusive, sabe que alguns tiveram filhos
59. Reclamou que, a cada dia, a reta da UFV se tornava maior
60. Contou vantagem que 'sobreviveu' a alguma 'catástrofe' no RU
61. Deduziu que todos os programas de Viçosa são movidos alcool.
62. Já viu um monte de bares, que eram 'points', fecharem
63. Achou engraçado que uma cidade com a infra-estrutura de 3º mundo como Viçosa tenha bairros chamados de Paraíso e Cantinho do Céu
64. Ouviu falar, e viu na rua, a Kau, a mulher da Corum, e a menina do elevador (mas quem não ouviu falar, né?)
65. Já bateu aquele cochilo na Biblioteca
66. Ouviu muito falar em 'tecnocrata', embora ninguém soubesse explicar exatamente o que era
67. Encontrou muitos, muitos japoneses e ouviu uma porrada de línguas e sotaques engraçados
68. Sentiu inveja da desocupação dos funcionários públicos
69. Sentiu inveja dos peladeiros que jogam bola na grama em frente aos alojamentos, enquanto você ia 'curtir' aquela disciplina de massa só pra ganhar crédito
70. Quando passou pelo PVB, deu uma espiada no computador da recepção e comprovou que estavam mesmo jogando paciência
71. Indicou um novo jogo de computador pro funcionário que jogava paciência
72. Lamenta o destino da festa Nico Lopes
73. Confundiu-se e entrou na sala errada do PVA. Ou do PVB.
74. Roubou papel higiênico de qualquer prédio do campus.
75. Alias, nunca tinha usado a palavra campus, antes de entrar na faculdade.
76. Vai aos shows no Multishow, mesmo sabendo que sempre vai chover. E sai algum tempo antes para tentar entrar no ônibus antes das outras 100 pessoas que vao no mesmo onibus.
77. Ouve desde o primeiro dia de aula que a coordenação de formatura vai roubar de você. E por isso, você resolve tentar fazer parte dela.
78. Sabe o nome do reitor mas não sabe o do prefeito.
80. As seis da tarde sente-se como estivesse num congestionamento em Sao Paulo ou na India.
81. Acredita em lendas como a do cara que foi atropelado pelo trem ou a do rapaz que bateu no professor apos o 5º pau de Calculo 2.
82. Percebe que algumas divulgações de festa nas quatro pilastras são melhores que a propria festa.
83. Nao sabe como faz para chegar ao Cristo.
84. Vai embora so pensando que deveria ter aproveitado mais.
85. Você dorme com fome por que esqueceu de sacar dinheiro e não existe caixa 24h
86. Cartão de créditó é novidade na cidade e existe em lugares restritos
87. Beber praticamente no meio da rua é muito normal
88. Locar filmes antigos em posto de conveniência também é normal
89. TV a cabo só SKY e para professores
90. Nenhum lugar é permitido estacionar (a não ser dentro do campus) ou é área azul, 10 min com pisca-alerta ligado ou é proibido mesmo
91. Acostuma-se com o fato de andar sempre de 1ª ou 2ª dentro da cidade, a terceira marcha do carro é raramente utilizada.
92. Existe mais quebra-mola do que calçada.
94. No trânsito a preferência é sempre do pedestre ou ciclista, sem exceção.
95. Você se acostuma a ser atendido mau em qualquer estabelecimento comercial e acha isso normal.
96. Todo mundo deixa pra fazer compras depois das 18h e no sábado de manhã
97. Acostuma-se com o fato de esperar mais na fila para pagar as compras do que para fazê-las
98. É a única cidade do mundo que faz as quatro estações num mesmo dia e se não neva, a sensação térmica é a mesma!
99. É o único lugar do Brasil onde professor é valorizado, ser chique em Viçosa é ser professor universitário
100. Toda e qualquer conquista e/ou decepção é motivo para encher a cara.
101. É um lugar que ninguém nunca tem dinheiro mas sempre sai assim mesmo
102. Entende que a cidade é uma só mas existe 2 ambientes: dentro e fora do campus!
103. Só quem mora na PH Rolfs consegue ir a farmácia, mercado, padaria, locadora e para a aula sem subir ou descer ladeiras....
104. O ônibus tem horário para passar, mas cada dia é um diferente!
105. Passa achar normal o celular não pegar em determinados departamentos e algumas salas de aula.
106. Lá todo mundo grita pra desestressar
107. Mineiro não mede distância por Km e sim por horas!
108. Reparou que pelo menos 90% das coisas relacionadas acima, realmente fazem ou fizeram parte da sua vida
109. Sabe que, apesar do nome, 'Ladeira dos Operários' é um lugar bom para se morar.
110. Já procurou apto pra morar que anunciavam "centro" e depois de andar KM's chega ao centro mencionado.Isso se não desistir de encontrar no meio do caminho, tamanha a distancia do "centro" mencionado.
111. Descobre que o "laguinho do prédio da biologia" é na verdade uma poça no meio das árvores do jardin do prédio da biologia.
112. Já caiu, ou conhece alguém que já caiu de bicicleta e machucou pra carai.

Você sabe que está em Viçosa quando...





1. Leão não é um bicho. Nem um bar. Nem um restaurante. Nem uma boate. Nem uma balada. É só um lugar onde as pessoas vão.
2. Quatro Pilastras vira lugar de encontro.
3. Sabe que o balaústre não fica perto de nada, mas é caminho para tudo.
4. Dormir bêbado na casa dos amigos não é engraçado. É normal.
5. República é um conceito muito maior que a imagem de uma nação governada por um presidente.
6. Largados não é uma coisa que você faz, mas uma coisa que você vive.
7. Festa de bebida liberada é o seu plano para todo final de semana.
8. Mesmo depois de quatro anos, você ainda acha engraçado perguntar a um viçosense se ele vai viajar nas férias.
9. Te dizem que mesmo depois de vários anos, a entrada ainda tem quatro pilastras. E isso faz sentido. E é engraçado.
10. Batata recheada é comida de domingo.
11. Uma grade de cerveja, por pessoa, é pouco para uma festa decente.
12. Sabe que a próxima aula é sempre no prédio mais distante.
13. Você vai chegar atrasado em todas as aulas. E quando chegar no horário, o professor se atrasa.
14. Você sabe que pode ir no Norte de Minas ao Bahamas em poucos minutos. E acha isso longe.
15. Você comenta o nome da Academia Ação e Água milhares de vezes por semana. Mas só entrou lá uma vez, pagou e nunca mais voltou.
16. Sabe que Balalaika é uma bebida. E das boas.
17. Seus melhores amigos já eram melhores amigos nos primeiros dias de aula.
18. Você conhece alguém que come muito rápido no RU. E alguém que come muito devagar. E sempre que você está com pressa, encontra o que come devagar. E sempre que tem tempo, encontra o que come rápido.
19. Sabe que DCE não é movimento estudantil, é uma lanchonete.
20. Você sabe o que significa bicho-grilo e agroboy. Já foi em festas dos dois. Não gostou, mas voltou mais de uma vez.
21. Sente falta de lanches de R$1,00.
22. Conhece pessoas de todo o Brasil e pode dizer com certeza que ninguém gosta de cariocas.
23. Toda festa é dividida em aquecimento na sua casa, aquecimento na casa do amigo, aquecimento no caminho, festa, fim-de-noite no postinho e fim-de-noite na feira.
24. Você conhece pessoas normais que já terminaram a madrugada discutindo sobre o PFL.
25. Conhece pessoas anormais com seis dedos em uma das mãos.
26. Cinema é um lugar onde você pode ir com um amigo, mesmo que seja para assistir O Segredo de Brokeback Mountain. E isso não é gay.
27. Chama todo mundo de gay, viado, boiola, mas coloca a mão no fogo pela maioria deles.
28. Você nunca bebe sem brindar.
29. Conhece um brinde super legal, que ninguém fora de Viçosa conhece.
30. Você sempre serve a cerveja para o seu amigo, antes de servir para você mesmo.
31. Você nunca vira o resto da cerveja no seu copo, sem dar uma pingada no copo do amigo.
32. Sabe que algumas vezes, zerar é legal.
33. Você já foi a um churrasco de cerveja. E acho isso normal.
34. Já fez estágio não remunerado, onde não aprendeu nada. Mas se orgulha de ter história para contar.
35. Você se acostumou a se referir a sucos pela cor, não pelo sabor.
36. Foi ou conhece alguém que foi assaltado no Calçadão ou na Gomes Barbosa
37. Vai para uma cervejada para tomar cerveja e comer lama, e gosta!
38. Sabe que na cidade tem duas imagens de santas no Centro, mas na verdade você só sabe o nome de uma delas
39. Já tropeçou algumas vezes no passeio da reta da UFV
40. Faz um tour pela culinária mundial comendo o mesmo prato no RU
41. Vomitar na janela se torna normal
42. Volta com amigos bêbados de bares ou festas, e depois de deixa-lo em casa, volta para o bar ou festa que estavam
43. Se refere ao sanduíche de bacon como porquinho
44. Reclama que todo fim de semana tem trabalho para escolher em qual festa vai
45. Pelo menos tomou um porre em alguma festa da Carraspana
46. Sabe que uma festa chamada Quinta VIP não necessariamente acontece na quinta-feira
47. Juca do Gás não é lugar de se comprar gás
48. O Juliano do Galpão se torna seu melhor amigo de faculdade no fim do curso
49. Você deixa de se referir ao tempo no curso de anos por períodos
50. Vê que a placa de carona no ponto de carona tem seis dedos
51. Orgulha-se de ter estudado numa universidade com títulos da UNICEF, mesmo quase nunca entrado lá dentro
52. PVA e PVB não são nomes de canos
53. Começa a não se reconhecer quando te chamam pelo nome real
54. Lembra que conheceu pelo menos 52 Tiago's e 45 Ana's
55. Sábado pela manhã se torna dia de comer pastel na feira com calda de cana
56. Escutou frequentemente berros como 'viçosa cidade perereca' ou 'hoooomeemmm pássaroo